quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Via Láctea

A nossa galáxia tem uma forma em espiral com um diâmetro de cerca de 100 mil anos-luz e é composta de milhares de milhões de estrelas. O Sol encontra-se num dos braços exteriores, a cerca de 200 000 anos-luz do núcleo central.

A Via Láctea é a galáxia onde se encontra o nosso Sistema Solar. Tem um comprimento de 100 000 anos-luz e uma espessura de 15 000 anos-luz. A nossa galáxia gira lentamente: o Sol, para completar uma volta em torno do centro galáctico, leva 250 milhões de anos. A Via Láctea faz parte do Grupo Local, uma pequena concentração na qual se distinguem a galáxia Andrómeda, a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães e a galáxia do Triângulo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

As Galáxias

Segundo as principais teorias, as galáxias ter-se-iam formado por agregação de estruturas mais pequenas ou, exactamente ao contrário, por fragmentação de supermassas.

As galáxias são enormes concentrações de estrelas, formadas pouco tempo depois do nascimento do Universo a partir de nuvens de hidrogénio e hélio. Estas “cidades das estrelas” têm dimensões extraordinárias: mesmo que fosse possível viajar à velocidade máxima permitida no universo, a da luz, seriam precisos mais de 100 000 anos para ir de um lado ao outro de uma galáxia comum.

Há vários tipos de galáxias:
- Galáxias em espiral: têm um núcleo luminoso central, do qual irradiam vários braços, e contêm estrelas de todas as idades.
- Galáxias elípticas: têm a forma de uma esfera mais ou menos achatada e possuem estrelas muito vermelhas.
- Galáxias irregulares: não têm uma simetria precisa, mas são ricas em poeiras e gases.

quinta-feira, 16 de abril de 2009