Uma nota final, da nossa parte, para agradecer a disponibilidade demonstrada pelo professor em responder às nossas questões.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Entrevista ao Professor David Ferreira
Uma nota final, da nossa parte, para agradecer a disponibilidade demonstrada pelo professor em responder às nossas questões.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Vida no Universo
Será possível que nesta imensidade, não exista um único planeta para além da Terra, com vida?
Para começar seria necessário saber qual é a probabilidade do nascimento de vida. Dado que só conhecemos um único caso, que é o nosso, e que ainda não compreendemos como a vida nasceu, a resposta é nada mais nada menos que: não fazemos a mínima ideia.
Estima-se que a vida nasce em 7 planetas na nossa galáxia cada ano, e em 70 milhões no Universo.
Desde 1960 vários radiotelescópios têm sido enviados para o Espaço em busca de sinais de vida inteligente. Os resultados têm sido negativos: nenhuma civilização tentou pôr-se em contacto connosco até ao momento.
domingo, 30 de novembro de 2008
Estrutura do Universo
- Universo Fractal
sábado, 22 de novembro de 2008
Expansão do Universo
Sabemos que o Universo se está a expandir pois todas as galáxias, incluindo a nossa, a Via Láctea, estão a afastar-se umas das outras. E sabemos que isto está a suceder porque quando o espectro de uma galáxia é examinado com um espectrómetro, são visíveis linhas espectrais em direcção ao vermelho do espectro, onde a frequência é reduzida e os comprimentos de onda mais alongados, o que significa que a galáxia se está a afastar de nós – Efeito de Doppler.
Os cosmólogos não têm a certeza se a expansão do Universo irá durar para sempre ou se um dia irá chegar o seu fim, quer seja devido a um dramático “Big Crunch” quer seja resultado de um desaparecimento lento. Segundo a teoria do Big Crunch, O Universo poderá um dia começar a contrair-se, devido à atracção gravitacional, acabando por entrar em colapso sobre si mesmo (ver video).
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
LHC: O Acelerador de Partículas
Quais são os objectivos das experiências que vão ser realizadas através do LHC?
- Descobrir a partícula Bosão de Higgs (designada, em alguns meios, por "Partícula de Deus"): a partícula mais pequena de todas, a base da matéria;
- Explicar a origem da massa das partículas elementares;
- Encontrar outras dimensões do Espaço;
e, consequentemente, levar-nos a perceber melhor a origem do Universo.
Para os mais interessados no LHC e no seu funcionamento, sugerimos um "salto" a este site:
http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/LHC-en.html
Gostávamos também de saber a opinião dos nossos visitantes (vocês, claro!) sobre esta experiência, por isso abrimos uma sondagem que se encontra por baixo do player da música de fundo. Escolhe a opção que mais se ajuste à tua opinião, enquanto ouves um pouco de música. A sondagem encerra dia 14 de Dezembro e o resultado terá divulgação oficial na disciplina Área de Projecto nessa mesma semana.
sábado, 15 de novembro de 2008
Big Bang
Etapas da Evolução do Universo:
- Instante Inicial: Big Bang
- 10^-43 Segundos: O Universo é pequeno, quente e denso.
- 10^-35 Segundos: Formam-se os quark e os antiquark.
- 10^-4 Segundos: Os quark originam protões e neutrões e os antiquark formam antiprotões e antineutrões.
- 1 Segundo: Aparecem os electrões e os positrões.
- 3 Minutos: Formam-se núcleos de hélio.
- 300 000 anos: Formam-se os átomos.
- 15 mil milhões de anos: O Universo com planetas e estrelas, tal como hoje o vemos.
Para terminar o post de hoje, deixamos um video de Carl Sagan sobre a evolução do Universo - do Big Bang ao Homem. (Nota: o video está em inglês.)
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Notícia: Descoberto Planeta Extra-Solar
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Afixação dos Cartazes
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Cartazes
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Breve História da Astronomia
Ao longo da História, destacamos:
- Platão (427-347 a.C.) - explicou os movimentos dos planetas.
- Eudóxio de Cnido (408-355 a.C.) - propôs as esferas homocêntricas como explicação dos referidos movimentos.
- Aristóteles (século IV a.C.) - defendeu que a Terra permanecia imóvel no centro do Universo e que os restantes astros giravam à sua volta - sistema geocêntrico - teoria que pravaleceu até ao início da Idade Moderna, impondo-se aos sistemas heliocêntricos.
- Hiparco (fins do século II a.C.) - substituiu a teoria das esferas pela dos epiciclos e descobriu a processão dos equinócios.
- Ptolomeu (fins do século II d.C.) - deu forma definitiva à teoria dos planetas.
- Nicolau Copérnico (1473-1543) - propôs o sistema heliocêntrico, no qual a Terra e os restantes planetas giram à volta do Sol.
- Johannes Kepler (1571-1630) - estabeleceu as três leis que têm o seu nome, oferecendo uma imagem harmónica do Universo.
- Galileu Galilei (1564 - 1642) - descobriu vários satélites de Júpiter, relevos da superfície lunar e manchas solares. Foi defensor do modelo heliocêntrico do Sistema Solar.
- Isaac Newton (1642 - 1727) - formula defenitivamente as leis fundamentais da mecânica celeste e justifica as leis empíricas de Kepler. Tornou possível o cálculo exacto das órbitas e movimentos dos planetas e dos seus satélites, dos cometas, etc.
- Giuseppe Piazzi (1746-1826) - descobriu Ceres (o primeiro asteróide observado).
- Gustav Kirchoff (1824-1887) - explicou a natureza das riscas escuras do espectro solar com a introdução de técnicas fotográficas.
- Albert Einstein (1851 - 1922) - publica a sua famosa teoria da relatividade.