domingo, 30 de novembro de 2008

Estrutura do Universo

Qual é a estrutura do Universo? Um dos fundamentos da cosmologia moderna é a hipótese de que o Universo é homogéneo. Contudo, a observação sistemática da distribuição das galáxias na abóboda celeste conduziu à descoberta de grupos de galáxias, aparentemente em contradição com a ideia de homogeneidade.
  • Universo Fractal
As observações feitas desde os anos 70 revelaram-nos aglomerados de galáxias de todos os tipos, muito distantes da suposta homogeneidade. Verificou-se que cada vez que a porção de Universo explorado ia aumentando surgiam estruturas cada vez maiores, com dimensões comparáveis ao volume do espaço observado. As formas investigadas assemelham-se às visíveis em muitas estruturas naturais: desde as cadeias montanhosas até às cavidades pulmonares: os fractais. O Universo Fractal é uma estrutura hierárquica em que as galáxias se agrupam em aglomerados, que por sua vez, fazem parte de superaglomerados e assim por diante.

sábado, 22 de novembro de 2008

Expansão do Universo

Como é que sabemos que o Universo se está a expandir? Chegará ele a um fim, ou vai continuar a expandir-se para sempre?

Sabemos que o Universo se está a expandir pois todas as galáxias, incluindo a nossa, a Via Láctea, estão a afastar-se umas das outras. E sabemos que isto está a suceder porque quando o espectro de uma galáxia é examinado com um espectrómetro, são visíveis linhas espectrais em direcção ao vermelho do espectro, onde a frequência é reduzida e os comprimentos de onda mais alongados, o que significa que a galáxia se está a afastar de nós – Efeito de Doppler.

Futuro do Universo: Big Crunch?

Os cosmólogos não têm a certeza se a expansão do Universo irá durar para sempre ou se um dia irá chegar o seu fim, quer seja devido a um dramático “Big Crunch” quer seja resultado de um desaparecimento lento. Segundo a teoria do Big Crunch, O Universo poderá um dia começar a contrair-se, devido à atracção gravitacional, acabando por entrar em colapso sobre si mesmo (ver video).

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

LHC: O Acelerador de Partículas

Certamente, deves ter ouvido falar do LHC na televisão, há algum tempo atrás.
O Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Acelerador de Hadrões (em português), é o maior acelerador de partículas do mundo e entrou em funcionamento no dia 10 de Setembro de 2008. É constituído por um anel de colisão com 8,6 km de diâmetro, onde os protões são acelerados. Está localizado na fronteira da França com a Suíça.


Quais são os objectivos das experiências que vão ser realizadas através do LHC?

  • Descobrir a partícula Bosão de Higgs (designada, em alguns meios, por "Partícula de Deus"): a partícula mais pequena de todas, a base da matéria;
  • Explicar a origem da massa das partículas elementares;
  • Encontrar outras dimensões do Espaço;
    e, consequentemente, levar-nos a perceber melhor a origem do Universo.

Para os mais interessados no LHC e no seu funcionamento, sugerimos um "salto" a este site:

http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/LHC-en.html

Gostávamos também de saber a opinião dos nossos visitantes (vocês, claro!) sobre esta experiência, por isso abrimos uma sondagem que se encontra por baixo do player da música de fundo. Escolhe a opção que mais se ajuste à tua opinião, enquanto ouves um pouco de música. A sondagem encerra dia 14 de Dezembro e o resultado terá divulgação oficial na disciplina Área de Projecto nessa mesma semana.

sábado, 15 de novembro de 2008

Big Bang

Como começou o Universo? Onde teve origem a matéria que se encontra nas estrelas e nas galáxias? Para os cosmólogos, o Universo e, consequentemente, tudo aquilo que existe, é resultado de uma grande explosão – o Big Bang.

A teoria do Big Bang defende que toda a matéria estava concentrada sob a forma de energia num só ponto, com uma temperatura e densidade imagináveis. A dado momento, há cerca de 15 mil milhões de anos atrás, deu-se uma explosão a partir desse ponto e o Universo começou a sua expansão.

Etapas da Evolução do Universo:

  • Instante Inicial: Big Bang
  • 10^-43 Segundos: O Universo é pequeno, quente e denso.
  • 10^-35 Segundos: Formam-se os quark e os antiquark.
  • 10^-4 Segundos: Os quark originam protões e neutrões e os antiquark formam antiprotões e antineutrões.
  • 1 Segundo: Aparecem os electrões e os positrões.
  • 3 Minutos: Formam-se núcleos de hélio.
  • 300 000 anos: Formam-se os átomos.
  • 15 mil milhões de anos: O Universo com planetas e estrelas, tal como hoje o vemos.

Para terminar o post de hoje, deixamos um video de Carl Sagan sobre a evolução do Universo - do Big Bang ao Homem. (Nota: o video está em inglês.)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Notícia: Descoberto Planeta Extra-Solar

Foi descoberto um novo planeta fora do nosso Sistema Solar. Fomalhaut b, nome dado ao planeta, gira em torno da estrela Fomalhaut e encontra-se a 25 anos-luz da Terra, na constelação Peixe Austral (Piscis Austrinus). Até hoje, ainda só foram descobertos 300 planetas exteriores ao Sistema Solar. Para saberes mais, consulta: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1349904&idCanal=13

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Afixação dos Cartazes

Aqui estão as fotos que prometemos que mostram a afixação (por nós) dos cartezes em vários pontos da escola (Polivalente, Bloco A, Bloco B, Pavilhão Desportivo e Biblioteca Escolar).