Uma nota final, da nossa parte, para agradecer a disponibilidade demonstrada pelo professor em responder às nossas questões.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Entrevista ao Professor David Ferreira
Uma nota final, da nossa parte, para agradecer a disponibilidade demonstrada pelo professor em responder às nossas questões.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Vida no Universo
Será possível que nesta imensidade, não exista um único planeta para além da Terra, com vida?
Para começar seria necessário saber qual é a probabilidade do nascimento de vida. Dado que só conhecemos um único caso, que é o nosso, e que ainda não compreendemos como a vida nasceu, a resposta é nada mais nada menos que: não fazemos a mínima ideia.
Estima-se que a vida nasce em 7 planetas na nossa galáxia cada ano, e em 70 milhões no Universo.
Desde 1960 vários radiotelescópios têm sido enviados para o Espaço em busca de sinais de vida inteligente. Os resultados têm sido negativos: nenhuma civilização tentou pôr-se em contacto connosco até ao momento.
domingo, 30 de novembro de 2008
Estrutura do Universo
- Universo Fractal

sábado, 22 de novembro de 2008
Expansão do Universo
Sabemos que o Universo se está a expandir pois todas as galáxias, incluindo a nossa, a Via Láctea, estão a afastar-se umas das outras. E sabemos que isto está a suceder porque quando o espectro de uma galáxia é examinado com um espectrómetro, são visíveis linhas espectrais em direcção ao vermelho do espectro, onde a frequência é reduzida e os comprimentos de onda mais alongados, o que significa que a galáxia se está a afastar de nós – Efeito de Doppler.
Os cosmólogos não têm a certeza se a expansão do Universo irá durar para sempre ou se um dia irá chegar o seu fim, quer seja devido a um dramático “Big Crunch” quer seja resultado de um desaparecimento lento. Segundo a teoria do Big Crunch, O Universo poderá um dia começar a contrair-se, devido à atracção gravitacional, acabando por entrar em colapso sobre si mesmo (ver video).
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
LHC: O Acelerador de Partículas

Quais são os objectivos das experiências que vão ser realizadas através do LHC?
- Descobrir a partícula Bosão de Higgs (designada, em alguns meios, por "Partícula de Deus"): a partícula mais pequena de todas, a base da matéria;
- Explicar a origem da massa das partículas elementares;
- Encontrar outras dimensões do Espaço;
e, consequentemente, levar-nos a perceber melhor a origem do Universo.
Para os mais interessados no LHC e no seu funcionamento, sugerimos um "salto" a este site:
http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/LHC-en.html
Gostávamos também de saber a opinião dos nossos visitantes (vocês, claro!) sobre esta experiência, por isso abrimos uma sondagem que se encontra por baixo do player da música de fundo. Escolhe a opção que mais se ajuste à tua opinião, enquanto ouves um pouco de música. A sondagem encerra dia 14 de Dezembro e o resultado terá divulgação oficial na disciplina Área de Projecto nessa mesma semana.
sábado, 15 de novembro de 2008
Big Bang
Etapas da Evolução do Universo:
- Instante Inicial: Big Bang
- 10^-43 Segundos: O Universo é pequeno, quente e denso.
- 10^-35 Segundos: Formam-se os quark e os antiquark.
- 10^-4 Segundos: Os quark originam protões e neutrões e os antiquark formam antiprotões e antineutrões.
- 1 Segundo: Aparecem os electrões e os positrões.
- 3 Minutos: Formam-se núcleos de hélio.
- 300 000 anos: Formam-se os átomos.
- 15 mil milhões de anos: O Universo com planetas e estrelas, tal como hoje o vemos.
Para terminar o post de hoje, deixamos um video de Carl Sagan sobre a evolução do Universo - do Big Bang ao Homem. (Nota: o video está em inglês.)
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Notícia: Descoberto Planeta Extra-Solar
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Afixação dos Cartazes








quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Cartazes
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Breve História da Astronomia
Ao longo da História, destacamos:
- Platão (427-347 a.C.) - explicou os movimentos dos planetas.
- Eudóxio de Cnido (408-355 a.C.) - propôs as esferas homocêntricas como explicação dos referidos movimentos.
- Aristóteles (século IV a.C.) - defendeu que a Terra permanecia imóvel no centro do Universo e que os restantes astros giravam à sua volta - sistema geocêntrico - teoria que pravaleceu até ao início da Idade Moderna, impondo-se aos sistemas heliocêntricos.
- Hiparco (fins do século II a.C.) - substituiu a teoria das esferas pela dos epiciclos e descobriu a processão dos equinócios.
- Ptolomeu (fins do século II d.C.) - deu forma definitiva à teoria dos planetas.
- Nicolau Copérnico (1473-1543) - propôs o sistema heliocêntrico, no qual a Terra e os restantes planetas giram à volta do Sol.
- Johannes Kepler (1571-1630) - estabeleceu as três leis que têm o seu nome, oferecendo uma imagem harmónica do Universo.
- Galileu Galilei (1564 - 1642) - descobriu vários satélites de Júpiter, relevos da superfície lunar e manchas solares. Foi defensor do modelo heliocêntrico do Sistema Solar.
- Isaac Newton (1642 - 1727) - formula defenitivamente as leis fundamentais da mecânica celeste e justifica as leis empíricas de Kepler. Tornou possível o cálculo exacto das órbitas e movimentos dos planetas e dos seus satélites, dos cometas, etc.
- Giuseppe Piazzi (1746-1826) - descobriu Ceres (o primeiro asteróide observado).
- Gustav Kirchoff (1824-1887) - explicou a natureza das riscas escuras do espectro solar com a introdução de técnicas fotográficas.
- Albert Einstein (1851 - 1922) - publica a sua famosa teoria da relatividade.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Vídeo - O Início de Tudo
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Sabias que...
...o ano 2009 vai ser o Ano Mundial da Astronomia? Esta decisão foi tomada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visto que nesse ano se comemora 400 anos da obeservação do céu por Galileu, através de uma luneta. Isto permitiu a descoberta dos quatro principais satélites de Júpiter, das montanhas e crateras da Lua e de certos elementos solares.